Categories Destaques

Entenda o exame de mamografia

Foto: Haroldo Abrantes/SECOM GOVBA

A mamografia é um exame de imagem que é realizado por meio de um aparelho chamado mamógrafo. No laudo podem ser identificados lesões benignas e cânceres, geralmente se apresentando como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para a detecção precoce do câncer de mama.

A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos e anualmente após os 40. Caso a mulher se enquadre na categoria de alto risco para a doença, ou seja, com características que possam facilitar o aparecimento da doença, poderá iniciar o controle mais cedo.

São consideradas mulheres de alto risco para a doença aquelas com um ou mais parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com câncer de mama antes dos 50 anos; um ou mais parentes de primeiro grau com câncer de mama bilateral ou câncer de ovário; história familiar de câncer de mama masculino; lesão mamária proliferativa com atipia comprovada em biópsia.

O Mello Centro de Diagnóstico realiza tanto a mamografia convencional quanto a digital. Clique aqui para conhecer nossas unidades e agendar o seu exame.

Cuidados no dia da mamografia
É comum no momento do exame as mulheres se queixarem de algum desconforto, que muitas vezes pode ser contornado com algumas dicas:

Evite agendar logo antes ou depois da menstruação
A mamografia deverá ser realizada preferencialmente durante a segunda e terceira semanas do ciclo menstrual – nesse período há menor densidade do tecido glandular das mamas, tornando o exame mais detalhado e com menor desconforto. Além disso, no período da menstruação ou nas semanas próximas, as mamas costumam estar mais sensíveis, devido às alterações hormonais, e o exame se torna mais desconfortável.

Posicione-se de forma confortável
Permita que a técnica te posicione corretamente, deixando o corpo relaxado e avise caso esteja se sentindo desconfortável. Lembrando que o posicionamento correto da mama é muito importante para obter-se um exame de boa qualidade e que cada imagem é adquirida rapidamente e, portanto você ficará nesta posição por apenas alguns segundos para o exame.

No dia do exame, fique atenta:
• Caso tenha mamografia ou outro exame de mama realizado anteriormente, leve os resultados. Às vezes, devido à apresentação muito sutil de um câncer, o único modo de se detectar uma alteração é a comparação dos exames anteriores, no qual se analisa o aparecimento ou modificação de um achado já presente
• Não use desodorantes ou outros cosméticos na região da mama e axila, pois eles podem afetar os resultados.