Categories Novidades do Mello

Tire suas dúvidas sobre o jejum

Idosos, crianças, gestantes, paciente em tratamento, jovens e adultos devem aproveitar para fazer as coletas a tarde ou no fim do dia. Tem dúvidas sobre o assunto? Veja abaixo nossas perguntas frequentes ou ligue para a nossa Central de Atendimento ao Cliente: 5014-2199.

Por que posso realizar o meu exame sem a necessidade de jejum?  
A comunidade científica comprovou que os exames que compõe o perfil lipídico (colesterol total, HDL, LDL e triglicérides) não sofrem alteração de valores entre os grupos de pacientes sem jejum prévio, quando comparados com pacientes em jejum. Com isso a Cardiologia Clínica solicitou a atualização da Diretriz de Dislipidemias da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, que contempla a Avaliação Laboratorial do Perfil Lipídico e a Avaliação Clínica das Dislipidemias. O consenso foi liberado no final de 2016.

O consenso obriga o laboratório a retirar o jejum?  
Não. Os laboratórios decidem se aderem ao consenso ou não.

Por que o Laboratório Mello aderiu ao consenso de retirar ao jejum?
Para beneficiar todos os pacientes; eliminando o desconforto de ficar 12 horas sem comer. Além disso, pacientes idosos, gestantes, crianças e diabéticos podem apresentar mal-estar após longas horas sem alimentação.

Se o exame pode ser feito sem jejum, mas o médico solicita o exame em jejum, o que o paciente deve fazer?
O médico que acompanha o paciente deve avaliar a necessidade do jejum prolongado e solicitar em receituário.

E quando houver exames de imagem juntamente aos exames de análises clínicas?
Siga as orientações do laboratório para que possa conciliar os exames de imagem e de análises clínicas. Aproveite a ausência de jejum e o extenso horário no qual a unidade está disponível para atendê-lo (6:00hs às 18:00hs).

Todos os exames podem ser realizados sem jejum?
Não. Logo abaixo disponibilizamos a lista de exames que exigem jejum:

Por que devo informar qual o horário da minha última refeição?                                                                                                                    
A informação do tempo de jejum auxilia o médico na interpretação do exame. Segundo o consenso o laboratório deve fornecer o resultado do perfil lipídico juntamente com o estado metabólico do paciente.